cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Grupos de Pesquisa | Departamento de Educação
 

Grupos de Pesquisa

Grupos (Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq) cujos líderes pertencem ao Departamento de Educação:

 

Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sutentáveis - DEMULTS 

Liders: Flávia Mendes de Andrade e PeresDyego Carlos Sales de Morais

Descrição: O DEMULTS, como grupo de pesquisa interdisciplinar, destaca-se em diversas áreas de atuação, principalmente relacionadas a Educação, Psicologia, Computação. Foi inicialmente concebido para realização de pesquisa-ação, tendo como público-alvo jovens do Ensino Médio de escolas públicas da região metropolitana de Recife-PE (zona urbana). Ramificações do DEMULTS incluíram pesquisa com crianças da educação infantil (DEMULTS KIDS) e com jovens alunos do ensino médio de escolas de educação do campo, situadas na zona rural de Pernambuco (DEMULTS CAMPO). Atualmente, destaca-se também como projeto de extensão, de aplicação prática à comunidade, tendo como público alvo alunos de escolas públicas, podendo atender a contextos e níveis variados. Destaca-se o o Prêmio Santander de Ciência e Inovação (Primeiro Lugar Norte - Nordeste - Centro-Oeste na Categoria Tecnologias da Informação, Comunicação e Educação), em 2012, e uma vasta produção científica publicada em periódicos, livros e anais de evento.

--------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Ciência de Dados Educacionais - CiDE 

Liders: Rodrigo Lins Rodrigues

Descrição: O Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados Educacionais (CiDE) faz uso de técnicas presentes em diversas áreas interdisciplinares que visam a extração de conhecimento a partir do processamento de grandes volumes de dados provindos de ambientes educacionais. Em nossas pesquisas buscamos converter dados brutos de sistemas educacionais em informação útil que pode ser utilizada por desenvolvedores de softwares educacionais, professores, pesquisadores, gestores e interessados em educação. Estas informações são úteis e permitem um acompanhamento de alunos e grupos em atividades educacionais com uso de tecnologias. O grupo de pesquisa busca agregar as principais áreas: Educational Data Mining (EDM), Learning Analytics (LA), Educational Statistics (ES).

--------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO

Liders: Monica Lopes Folena Araújo

Descrição: O Grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia tem por objetivo construir e socializar conhecimentos que tragam melhorias ao Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e Superior. Visa também pesquisar a formação e a prática pedagógica no que diz respeito à Educação Socioambiental. Para tanto, as pesquisas desenvolvidas no âmbito deste grupo seguirão as seguintes linhas de pesquisa: formação de professores de Ciências e Biologia, prática pedagógica de professores de Ciências e Biologia e Educação Socioambiental.

--------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Ensino de Ciências e Contemporaneidade - GECIC

Liders: Alexandro Cardoso TenorioRomildo de Albuquerque Nogueira

Descrição: O Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Contemporaneidade (GEFIC) visa contribuir para a reflexão e compreensão dos fenômenos educativos, relativos ao ensino de física na contemporaneidade. Diante disso, o estudo da complexidade, da transdisciplinaridade, dos aspectos contemporâneos do ensino da Física se constituem campos de pesquisa. Nossos estudos se fundamentam em referenciais teóricos dos quais destacamos na complexidade de Edgar Morin, na transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu e no Ensino da Física Contemporânea de Marco Antonio Moreira, Roberto Nardi e Gil-Perez. Destacamos ainda a constituição do NUPET (http://www.nupet.com.br/), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão da Transdisciplinaridade, como uma das repercussões recentes do grupo.

--------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude

Liders: Hugo Monteiro Ferreira

Descrição: Este grupo de estudos, vinculado ao Departamento de Educação da UFRPE, pretende estudar as problemáticas da infância e da juventude na escola e suas relações com a transdisciplinaridade. As repercussões desse grupo se desdobram em questões que envolvem crianças, adolescentes, jovens e os processos de sofrimentos que os envolvem no âmbito da escola. É intenção do GETIJ investigar temáticas que se relacionem às questões de clima escolar, fenômenos de violência, bullying, desafios e superação desses desafios no envolvimento com a formação de docentes e a prática pedagógica de docentes com crianças e adolescentes. O GETIJ é um grupo de estudos que contempla pesquisas no âmbito da graduação, da pós-graduação lato sensu e strictu sensu.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde

Liders: Denise Maria BotelhoWanderson Flor do Nascimento

Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas de forma interdisciplinar privilegiando a interseccionalidade entre as categorias raça, gênero e sexualidades na área educacional. Os estudos e pesquisas estão relacionadas a formação de professores e professoras buscando contemplar a inserção da história e cultura afro-brasileira e africana (LDB, Artigo 26-A), como também, a necessidade de introduzir no currículo escolar ações de formação para as área de gênero e sexualidades, contribuindo para uma educação para todas e todos.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Ensino de Ciências

Liders: Analice de Almeida LimaSuely Alves da Silva

Descrição: Contribuições na formação inicial e continuada de licenciandos/professores que atuam/atuarão na área de ensino ciências de modo a subsidiar à profissionalização docente. O enfoque do grupo é na dimensão da profissionalidade docente no que diz respeito à construção e mobilização de saberes relacionados ao exercício da docência. Elaboração ferramentas didáticas e pedagógicas a partir dos pressupostos teóricos-metodológicos relativos ao ensino de ciências subsidiando a prática docente nas escolas de educação básica. Aproximação do contexto acadêmico e escolar permitindo melhorias nos processos formativos inicial e continuado na direção da profissionalização do professor de ciências.

------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Questões Contemporâneas

Liders: Gilvaneide Ferreira de OliveiraAngela Maria Oliveira Santa-Clara

Descrição: Nossas ações educativas estão vinculadas aos contextos problematizadores no âmbito da educação formal e não formal, estando estas ligadas às questões contemporâneas da infância, juventude, sexualidade, ambiente e formação de professores na diversidade. Todo processo educativo está comprometido com ações transformadoras e emancipatórias em espaços escolares e comunitários. Em nossas ações, adotamos estratégias que partem de uma leitura crítica da realidade, favorecendo a identificação de problemáticas que sinalizem ideias e intenções para as atividades de pesquisa, ensino e extensão, favorecendo a articulação desse tripé académico em nossos projetos. Nesse sentido, no âmbito das pesquisas, investigamos problemáticas que anunciam demandas para as atividades extensionistas, e estas alimentam processos de ensinagem em contextos educativos formais e não formais. Nossas ações atuais contemplam temas que abordam questões contemporâneas socioambientais, sexualidade e docência.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagens

Liders: Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral e Fabiana Cristina da Silva

Descrição: Os trabalhos do grupo de pesquisa serão apresentados em eventos científicos; publicados em periódicos, publicados em livros.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação Sonora

Liders: Francisco Nairon Monteiro Júnior

Descrição: Educação sonora e suas relações com as ciências, as linguagens, a tecnologia e a cultura

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação

Liders: Ana Paula Abrahamian de Souza

Descrição: O Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação, formalizado em maio de 2016 reúne pesquisadores dedicados ao debate sobre os Estudos Culturais em Educação partindo do entendimento de que estudar educação não é somente olhar para dentro dos muros da escola, mas sim, dar ênfase ao conjunto de produção cultural de uma sociedade, com sua diversidade de textos e práticas. Trata-se de pensar, sobretudo, sobre os modos pelos quais os artefatos, instituições e espaços têm atuado na constituição de sujeitos, na medida em que produzem e fazem circular saberes e práticas e, portanto, pedagogias que implicam em modos de ser e estar na cultura. Comungando com estes pressupostos buscamos também fortalecer uma rede de pesquisadores que transitam no campo epistêmico da Arte/Educação em suas diferentes linguagens: Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos e Intervenção em Patrimônio Cultural e Memória Social

Liders: Ricardo de Aguiar Pacheco

Descrição: Espaço para desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão que explorem as relações entre Patrimônio Cultural e a Memória Social em diferentes campos do conhecimento: Educação, História, Linguagem, Artes e Museologia. Investiga as características particulares desses objetos conceituais; As relações que eles mantêm entre si; Seu papel na construção das identidades sociais. Já promoveu cursos de extensão Ciclo de Leituras em História Cultural (2012, 2013, 2014); Jornada de História Cultural (2012); Seminário de História Social da Cultura (2015, 2017) Exposição Museológica (2009, 2012, 2014); publicou diversos artigos científicos e comunicações em congressos. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa: Observatório do Ensino de História em Pernambuco (CAPES 49/2012); Expotec: Mostra de Ciência e Tecnologia de Camaragibe (CNPq Nº50/2012, nº46/2013, nº44/2014, nº20/2015); Ações educativas no Memorial da Medicina de Pernambuco (CNPq 85/2013; CNPq 43/2013; Facepe 20/2014).

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - Pernambuco - LEPEL-PE

Liders: Erika Suruagy Assis de Figueiredo

Descrição: O LEPEL-PE desenvolve estudos e pesquisa em rede de intercâmbio local, regional e nacional no âmbito do trabalho pedagógico, formação inicial/continuada de professores, produção do conhecimento e políticas públicas em educação, educação física, esporte e lazer, na cidade e no campo. A atuação do grupo vem repercutindo na formação inicial/continuada de professores, com orientações acadêmicas na Graduação e Pós-graduação, com Projetos de Ensino e Extensão para desenvolvimento da cultura corporal na escola e formação de militantes culturais de esporte e lazer, com a promoção de cursos e com a participação dos professores da rede nos grupos de estudo; nas políticas públicas com a elaboração de proposições superadoras; no trabalho pedagógico, desenvolvendo proposições teórico-metodológicas para a organização do trabalho pedagógico - trato com o conhecimento; e na produção do conhecimento, com pesquisas sobre epistemologia e socializando estudos e pesquisas através de publicações.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância - NINAPI

Liders: Pompéia Villachan LyraEmmanuelle Christine Chaves da Silva

Descrição: O NINAPI se constitui como um Núcleo de Investigação que se propõe a contribuir, sobretudo, com a formação de profissionais envolvidos com o cuidar e educar bebês e crianças na primeira infância (0 a 6 anos). Nossa ênfase está na formação dos profissionais da Educação Infantil, intervenção no Universo Escolar, e em contextos de abrigamento, com base nos conhecimentos da Psicologia do Desenvolvimento e das Neurociências. Com isso, buscamos contribuir com a formação desses profissionais, de modo a favorecer um ambiente escolar mais rico e saudável ao desenvolvimento pleno das crianças. Além disso, esperamos gerar conhecimentos que venham a responder se a realização de atividades de formação com tais profissionais (creches e cuidadores de casas de acolhimento) podem impactar em suas práticas cotidianas de cuidado e educação de bebês e crianças.

-------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas-NEPHECs

Liders: Juliana Alves de Andrade e Marta Margarida de Andrade Lima

Descrição: O presente grupo de Pesquisa NEPHECS se destaca pelo trabalho com as questões ligadas as Metodologias do Ensino de História; reflexões sobre o currículo e a história ensinada no ambiente escolar; o processo de avaliação nas aulas de história; história das infâncias e produção de jogos e outros materiais pedagógicos.